Professor vende canetas para ajudar estudantes e ganhar renda extra no Enem 2024 em Manaus
10/11/2024
Edilson Vieira, que trabalha no local da prova, oferece canetas aos candidatos que esquecem o item essencial para o exame, ajudando e fazendo uma renda extra. Professor vende canetas em local de prova do Enem 2024 em Manaus
Patrick Marques, g1 AM
Neste domingo (3), enquanto milhares de estudantes enfrentam o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo país, o professor de funcional Edilson Vieira aproveitou a oportunidade para fazer uma renda extra. Ele vende canetas para os candidatos na entrada da Universidade Nilton Lins, em Manaus, ajudando quem esqueceu o item essencial para a prova.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Vieira, que trabalha como professor de funcional no próprio campus onde o exame é realizado, teve a ideia de vender canetas há seis anos, buscando oferecer uma solução simples para os candidatos que, por algum motivo, não levaram o item necessário.
“O pessoal às vezes esquece e a gente aproveita. Venho aqui também vender uma caneta. É uma oportunidade de fazer um dinheiro a mais. Todo mundo precisa. Quem tem muito já precisa, imagina uma pessoa que tem menos. Então, a gente vem pra cá vender caneta e fazer um bem pra muita gente que esquece”, contou ao g1.
Além de complementar sua renda, o professor se sente gratificado por poder ajudar os estudantes que chegam ansiosos para a prova e percebem que esqueceram a caneta.
"Eu me sinto bem. Muita gente fica alegre e diz: ‘Pô, aqui não tem. Eu esqueci a minha caneta e aqui não tem lugar perto pra comprar’. Então, eu venho e ofereço aqui na frente para eles", explicou.
As canetas são vendidas a R$ 3 cada uma ou duas por R$ 5, um preço acessível para quem está com pressa e precisa resolver o problema rapidamente.
Com seu gesto simples, Vieira não só gera uma renda extra, mas também se torna um ponto de apoio para muitos estudantes que, de última hora, precisam de algo tão básico para fazer a prova.
Neste domingo, os candidatos farão as provas de Ciências da Natureza (com 45 questões de Química, Física e Biologia) e Matemática (também com 45 questões).
O Amazonas foi o estado do país com o segundo maior índice de faltas no primeiro dia do Enem 2024. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 96.787 inscritos no estado, 39,6% não compareceram.