Enem 2024: Pelo 2º domingo seguido, dona de casa espera na porta do local de prova para apoiar filho e sobrinho em Manaus
10/11/2024
Aucilene Pimentel aguarda na entrada da universidade enquanto o filho e o sobrinho fazem a prova do Enem 2024, transmitindo apoio e energias positivas para os dois candidatos. Dona de casa apoia filho e sobrinho em local de prova do Enem 2024 em Manaus
Patrick Marques, g1 AM
No segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (10), a dona de casa Aucilene Pimentel segue uma tradição que começou no primeiro dia do exame: esperar, pacientemente, na porta da Universidade Nilton Lins, em Manaus, enquanto seu filho e um sobrinho fazem a prova. Ela afirma que, apesar da ansiedade, essa é sua forma de incentivar os dois, que estão participando do certame pela primeira vez.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Durante o primeiro dia de Enem, Aucilene também permaneceu no local de prova, ao lado de outros familiares, enquanto o filho, Roberto Pimentel, e o sobrinho dela realizavam a prova. Com a abertura dos portões no segundo dia, ela novamente se posicionou na porta da universidade para desejar boa sorte a ambos.
“Eu fico aqui, sentada, esperando eles. Torcendo, rezando e pedindo para Deus iluminar eles e que corra tudo bem. Se Deus quiser, vai dar tudo certo e vão fazer uma boa prova”, disse emocionada.
O filho de Aucilene, que também faz parte da história dessa jornada, afirma que o apoio da mãe sempre foi fundamental. "É importante. Ela fica ali esperando. Isso traz uma tranquilidade a mais para a gente na hora de fazer a prova. Domingo passado foi tranquilo e estou com uma boa expectativa para hoje", contou Roberto, que planeja cursar Administração.
A mãe, por sua vez, vê na espera e no apoio constante um sinal de amor e dedicação. Para ela, não importa o tempo ou o cansaço, o que importa é estar lá, sempre ao lado dos filhos e sobrinhos, transmitindo forças para que eles realizem o melhor possível.
Neste domingo, os candidatos farão as provas de Ciências da Natureza (com 45 questões de Química, Física e Biologia) e Matemática (também com 45 questões).
O Amazonas foi o estado do país com o segundo maior índice de faltas no primeiro dia do Enem 2024. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 96.787 inscritos no estado, 39,6% não compareceram.